img

BLOG

O que é preciso saber sobre licenciamento ambiental?
blog-preserve-1

O que é preciso saber sobre licenciamento ambiental?

A Preserve Engenharia realiza o serviço de Assessoria Ambiental, este trabalho contempla o Licenciamento Ambiental que é desenvolvido junto aos órgãos competentes Municipais, Estaduais e Federais.

 

Para entender mais sobre este tema separamos algumas informações que são importantes para você saber.

 

O Licenciamento ambiental é um processo administrativo instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente. Esse procedimento licencia a localização, instalação, ampliação ou operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais que podem causar degradação ou poluição ambiental.

 

Tipos de Licença Ambiental

 

A Preserve Engenharia trabalha com os três tipos de Licença: LP. LI e LO.

 

LP – Licença Prévia

 

A solicitação para esta licença precisa ser feita ainda na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. É com ela que é possível aprovar a viabilidade ambiental e estabelecer quais serão as exigências técnicas para o desenvolvimento das próximas fases do projeto.

 

LI – Licença de Instalação

 

É a licença que autoriza o início da obra ou a instalação do empreendimento. Sua execução precisa ser realizada de acordo com as especificações dos projetos que já foram apresentados e aprovados, isso incluí as medidas de controle ambiental e demais condicionantes.

 

LO – Licença de Operação

 

Esta licença autoriza o início da operação do empreendimento. Após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

 

A importância do Licenciamento

 

O processo de Licenciamento Ambiental é muito importante para o desenvolvimento econômico e a conservação do meio ambiente. Além disso, ele evita impactos socioambientais que afetam à saúde pública e a qualidade de vida da população.

 

 

Conheça mais dos nossos serviços acessando nossas redes sociais – Facebook e Instagram –  e fique ligado e em ordem com as leis ambientais.